O liberalismo pode ser definido como um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos aspectos econômicos, políticos, religiosos e intelectuais, com o objetivo de defender os direitos do cidadão e diminuir a intervenção do Estado sobre as decisões da sociedade.
O Partido Liberal Cristão tem como ideia central, a Democracia. O objetivo é o desenvolvimento capaz de reconhecer a cada um dos membros da comunidade dando-lhes o direito de participar da direção e gestão dos assuntos públicos e sociais, buscando o Bem Comum.
Assim sendo, o Partido Liberal Cristão tem o objetivo de colocar em prioridade nacional o seguinte conteúdo programático fundamentando nos princípios e crenças políticas:
A política do Partido Liberal Cristão é aquela que busca por extensão dos ideais de um povo, a que respeita as decisões individuais e que permite a existência de sociedade pluralista e participativa que luta pelos seus ideais.
A Pessoa – A pessoa deve ser acima de tudo, valorizada. Essa visão de democracia permite que a pessoa se reafirme dentro da sociedade e saiba o verdadeiro sentido de fazer parte dela.
O Estado – A visão do Partido Liberal Cristão, sobre o Estado é a de que ele é um conjunto de instituições que tem como finalidade garantir os direitos humanos e promover o Bem Comum.
Representação Política – O Partido Liberal Cristão defende eleições diretas para a chefia do Executivo em todos os níveis, para o Legislativo e Judiciário – Ministros do Supremo Tribunal Federal. O sufrágio é direto, livre secreto e facultativo, devendo a lei propiciar a todos os candidatos a possibilidade de comunicação de suas ideias, observada às disposições partidárias. A lei deve punir severamente o abuso do poder econômico nas campanhas eleitorais, e a fraude nas apurações.
Participação Pública - O Partido Liberal Cristão acredita na participação pública de forma efetiva seguindo o conceito anglo-saxônico de accountability, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas às instâncias controladoras ou aos seus representados, conduzindo suas ações com transparência e à responsabilização dos gestores públicos, tanto por suas ações como omissões.
O Partido Liberal Cristão também acredita que havendo a existência de uma efetiva democracia, a sociedade é capaz de amadurecer e se tornar ativa nas decisões pertinentes ao cotidiano do cidadão brasileiro.
Família – O Partido Liberal Cristão reconhece unicamente como constituição de família, a união entre homem e mulher nos termos da Constituição Federal e do Código Civil em vigor.
Social – A lei Federal utilizando, sobretudo uma política de incentivos coerentes, deve propiciar a redução das desigualdades sociais em todo território nacional.
Drogas - O Partido Liberal Cristão defende políticas de combate ao tráfico e uso de entorpecentes e apóia o desenvolvimento de projetos e ações capazes de auxiliar os dependentes químicos e seus familiares.
É dever do Estado, promover e incentivar tais projetos e ações, criando e apoiando instituições especializadas no tratamento do dependente químico.
Economia – O Partido Liberal Cristão defende a política econômica solidária e se preocupa em beneficiar a todos os homens, de forma que a riqueza seja vista como fortalecimento econômico e que o objetivo seja o de garantir uma remuneração justa e o conforto ao cidadão brasileiro. Dentro desse propósito o Partido Liberal Cristão, busca criar medidas que visem o crescimento econômico integrado ao aumento do mercado de trabalho, que ofereça garantia de uma vida melhor incluindo a participação do trabalhador.
Transporte Público – O Partido Liberal Cristão defende o direito do uso do transporte público a qualquer pessoa da comunidade sendo-lhe assegurado o direito de locomoção com qualidade e eficiência, garantindo a gratuidade e acessibilidade ao idoso e ao deficiente.
Saúde – O Partido Liberal Cristão considera dever do Estado, propiciar aos brasileiros, especialmente aos carentes, assistência médica, inclusive psicológica e odontológica, independentemente de contribuições previdenciárias.
Educação – O Partido Liberal Cristão luta por uma democratização da educação e acredita no papel da escola na formação de cidadãos mais conscientes e críticos, para que isso ocorra, o Partido Liberal Cristão defende a criação de projetos capazes de sanar as deficiências no ensino público. Ressalta que é dever do Estado assegurar a permanência da criança na escola. O Partido Liberal Cristão defende o direito do professor em todos os âmbitos.
Terras – O Partido Liberal Cristão defende o direito de propriedade, sendo este um direito natural do homem, todos são seus titulares, e deve ser estendido aos brasileiros para que haja uma divisão de terra mais justa, visando atender principalmente a população urbana carente e de média e baixa renda, respeitada a função social do direito de propriedade prevista da Constituição Federal.
O Partido Liberal Cristão defende políticas de combate aos latifúndios improdutivos, que só ocupam espaço, onde deveriam ser utilizados para beneficiar os cidadãos sem terra, estes devem ser desestimulados e penalizados pela legislação tributária.
Reforma Agrária – O Partido Liberal Cristão defende a reforma agrária no que diz respeito à distribuição de terras que propiciem aos pequenos proprietários os benefícios do equipamento rural, da educação, do financiamento e da assistência técnica, facilitando sua organização de forma cooperativa.
Informática – O Partido Liberal Cristão defende a criação de programas de apoio ao desenvolvimento tecnológico da indústria de equipamentos de informática e o baixo custo para que as comunidades carentes possam ter acesso.
Liberdade de Imprensa – O Partido Liberal Cristão defende a liberdade de imprensa de maneira que esta seja livre de subordinações por parte do Estado. Sendo assim, o Partido Liberal Cristão reconhece o importante papel da imprensa na transmissão de informações verídicas e imparciais à população.
Esporte – O Partido Liberal Cristão defende as parcerias privadas como meio de incentivo ao desporto.
Meio-Ambiente – O Partido Liberal Cristão defende medidas de combate a agressão ao meio ambiente, visando promover a integração e harmonia entre o homem e a ecologia. Considera importante a criação de programas capazes de estimular a busca por recursos renováveis.
Minorias – O Partido Liberal Cristão defende o direito das minorias étnicas, sócias e religiosas, de plena participação. O patrimônio da cultura negra deve ser preservado e respeitado. O Partido Liberal Cristão considera dever do Estado, assegurar aos índios proteção e o respeito à sua cultura e de nenhuma maneira lhes sejam impedidos os direitos aos benefícios da sociedade brasileira.
Mulher – O Partido Liberal Cristão defende os direitos da mulher e assegura igualdade dentro da sociedade e considera dever do Estado, proteger e respeitar a mãe solteira e seus filhos. Para isso o Partido Liberal Cristão defende a criação de creches nos locais de trabalho e em lugares de maior aglomeração.
O Partido Liberal Cristão defende o direito à vida e considera relevante a realização do aborto somente em casos de violência sexual e/ou quando a vida da mãe encontrar-se em risco.
Terceira-Idade – O Partido Liberal Cristão reconhece que o idoso deve ser respeitado no meio em que vive, garantindo-lhe o direito de participar das atividades sociais.
O Partido Liberal Cristão acredita que um país fundamentando em uma política liberal.